Muitas pessoas questionam sobre a vida útil da bateria de um carro elétrico, pois temem que, ao comprar um veículo elétrico, logo terão que investir após o prazo de garantia.
Mas afinal, qual a vida útil da bateria de um carro elétrico?
Existe muita dúvida quando o assunto é a vida útil da bateria de um carro elétrico, pois muitos afirmam que ela durará apenas pelo prazo de garantia dado pelo fabricante ou durará apenas 10 anos e, após esse período, a carro ficará obsoleto, pois a bateria de um carro elétrico custa muito caro.
Vale destacar que os carros a combustão não são descartados após o prazo de garantia que geralmente varia de 3 a 5 anos. Então, muito cuidado com o que você anda lendo por aí!
De acordo com o site Vrum, as baterias de um carro elétrico possuem vida útil maior do que a prevista, diz um estudo realizado pela empresa Recurrent, que revelou que apenas 1,5 de um total de 15 mil veículos precisou trocar as baterias.
“A pesquisa analisou uma amostragem de 15 mil carros elétricos, todos produzidos entre 2011 e 2022. E apenas 1,5% desse total precisou realizar a troca das baterias. E esse percentual, que corresponde a cerca de 225 veículos, ainda inclui unidades de Chevrolet Bolt e do Hyundai Kona que tiveram tais componentes substituídos em ações de recall, devido a problemas".
Muitos fabricantes estimam uma vida útil na casa dos 20 anos.
O estudo é importante porque as baterias dos carros elétricos são feitas de íons de lítio, a mesma tecnologia utilizada nos telefones celulares, e isso significa que elas vão se degradando com o passar do tempo, à medida que sofrem ciclos de descarga e recarga.
Já o site InsideEvs publicou um artigo em 10/06/2022 onde afirma que “A Renault realiza um teste de longa duração desde 2013, quando lançou o compacto Zoe”
“Segundo a Renault, mais de 99% de todas as baterias usadas no Zoe E-Tech (o atual nome oficial do modelo) desde o lançamento no mercado em 2013 ainda estão totalmente funcionais e têm pelo menos 70% da capacidade em comparação ao momento da compra. Isto se aplica a todos os tipos de bateria do hatchback compacto - desde a bateria de 22 kWh dos primeiros exemplares até a bateria atual de 52 kWh. “
Já o site da revista Quatro Rodas, publicado em 10/05/2021, afirma que “A vida útil de uma bateria é de pelo menos dez anos em veículos leves de passageiros, de acordo com Ricardo Takahira, diretor do Núcleo de Pesquisas da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE)"
Como se vê, a questão de vida útil das baterias não é um bicho de sete cabeças, apesar de haver muitos rumores, na maioria das vezes de pessimistas contrários aos veículos elétricos, de que a vida útil das baterias seria de apenas 10 anos.
Um artigo mais otimista para os fãs de carros elétricos foi publicado no site Olhar Digital em 08/06/2020 informando que “A Contemporary Amperex Technology Ltd. (CATL), maior fabricante de baterias para veículos elétricos no mundo, anunciou o desenvolvimento de um novo tipo de bateria que tem vida útil de 16 anos e 2 milhões de km.”
Eu nunca vi um automóvel movido a gasolina, etanol ou a diesel que tenha alcançado essa quilometragem sem ao menos ter feito o motor!
Diante tantas dúvidas, resolvi entrar em contato com o SAC da BYD para saber qual seria a vida útil da bateria do meu Dolphin.
A fábrica anuncia que seus carros possuem 5 anos de garantia e que as baterias possuem 8 anos de garantia. Mas isso deixa muitos consumidores com a pulga atrás da orelha, pois o que acontecerá com a bateria após o prazo de garantia?
Ao ser questionada, através de um e-mail que enviei, a BYD esclareceu que:
“Nós consideramos que a primeira vida das baterias (que significa a utilização no carro até ela atingir cerca de 80% da sua capacidade original) deve durar 5000 ciclos.
Mas o que é 1 ciclo??
- significa uma descarga completa da bateria, ou seja, se você zerar sua bateria e carregar até 100%, isso é um ciclo.
- se você descarregar até 50%, depois carregar até 100%, vai ter gasto apenas meio ciclo.
Então o exemplo prático, BYD Dolphin por exemplo:
Segundo o INMETRO, o Dolphin faz 291km com uma carga completa;
291KM multiplicando por 5000 ciclos = 1.455.000km, ou seja, quase um milhão e meio de km!
Lembrando que estamos falando da primeira vida da bateria, ou seja, até ela atingir 80% de sua capacidade.”
Então meus amigos, eu vou ficar com os esclarecimentos positivos da BYD, afinal ela fabricou a bateria Blade do meu Dolphin e, se por algum motivo a bateria apresentar problemas antes dos 1.455.000km eu poderei acionar a empresa na Justiça para exigir uma bateria nova alegando a Teoria da Vida Útil.
Espero que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas!
Deixe seu comentário!
Fontes:
Site Vrum: "Baterias de carros elétricos têm vida útil maior que a prevista, diz estudo". Publicado em 31/03/2023. Autor desconhecido. Acessado em 30/11/2023. Disponível em
Site InsideEvs: "Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico na vida real?". Publicado em 10/06/2022 por Roland Hildebrandt. Acessado em 30/11/2023. Disponível em: https://insideevs.uol.com.br/news/590703/duracao-bateria-carro-eletrico-renault/
Site Quatro Rodas: "Quanto tempo dura a bateria de um automóvel elétrico?". Publicado em 10/05/2021 por Redação. Acessado em 30/11/2023. Disponível em: https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/quanto-tempo-dura-a-bateria-de-um-automovel-eletrico)
Site Olhar Digital: "Nova bateria para carros elétricos tem vida útil de 2 milhões de km". Publicado em 08/06/2020 por Rafael Rigues. Acessado em 30/11/2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/06/08/carros-e-tecnologia/nova-bateria-para-carros-eletricos-tem-vida-util-de-2-milhoes-de-km/